GIBI BRUSCHETTERIA foi um restaurante e bar temático de gibis italianos, que promovia a união entre cultura pop e sabores diversos da gastronomia italiana. Inaugurou em março de março de 2007 e encerrou as atividades em fevereiro de 2010.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Caponata siciliana

A caponata é um dos antepastos sicilianos mais conhecidos no mundo. É um prato vegetariano, agridoce, preparado à base de berinjelas, pimentões, vinagre, azeitonas, alcaparras e outros legumes.
Existem várias versões sobre o surgimento deste prato. Segundo o historiador de culinária mediterrânea Clifford A. Wright, a caponata nasceu na Catalunha, muito embora o nome caponata possa enganar os mais afoitos em linguística, pois leva a pensar que seja algo relacionado com capo, nome dado aos chefões mafiosos.
Alguns autores afirmam que a caponata deriva de um tipo de gazpacho e que era servido a bordo de navios espanhóis. Outra possibilidade é que a receita teve origem na palavra latina caupo (taverna), onde a cauponae - comida de boteco para viajantes - era servida.
Seja como for, a caponata acabou chegando aos dias atuais e certamente até o capo dei capi tornou-se um fã fervoroso. Na Itália, as receitas de caponata variam de província para província. Algumas incluem ingredientes como amêndoa, tomate, pinoli, uva passa, anchova e outras verduras como abobrinha e cebola.

Nenhum comentário: