GIBI BRUSCHETTERIA foi um restaurante e bar temático de gibis italianos, que promovia a união entre cultura pop e sabores diversos da gastronomia italiana. Inaugurou em março de março de 2007 e encerrou as atividades em fevereiro de 2010.

domingo, 13 de setembro de 2009

Henrique Santini apresenta suas Figuraças

Apresentar pessoas reais e personagens irreais prontos para estrelarem fictícias séries animadas. Esta é a idéia geral da exposição Figuraças - Pessoas e personagens de Henrique Santini. As 35 ilustrações, criadas a partir de técnicas digitais sobre rascunhos feitos à mão, apresentam versões animadas de amigos do desenhista e personalidades conhecidas do público como o Exterminador do Futuro de Schwarzenneger ou o personagem Sloth, do filme Goonies, um clássico para a geração dos anos 80. Todos têm em comum a estilização no traço e as cores fortes que remetem ao processo de criação de personagens para desenhos animados.
A forma de apresentação das ilustrações é característica do mundo da animação, com os clássicos cartões de título que iniciavam cartoons de Hannah Barbera, que Henrique lembra das tardes de infância. Lembrando casos de pessoas que inspiraram animações, como o comediante Jerry Lewis e os Jackson Five, Santini explica que a intenção de seu trabalho, mais do que produzir uma caricatura, é reproduzir a personalidade do seu modelo na forma de um personagem.
"Esta é uma opção de estilo, já que não há intenção, pelo menos nesse momento, de fazer animações a partir de suas criações", esclarece Henrique. "O que me fascina é a linguagem visual do desenho animado e referências de artistas de propaganda dos anos 60, os já citados personagens de Hannah Barbera e os mascotes de empresas", revela.

Serviço:
Abertura da Exposição Figuraças
Quando: 15 de setembro, terça, às 19h
Visitação: de 15/09 a 15/10, de terça a sábado, das 19 às 24h
Onde: Gibi Bar Bruschetteria

Nenhum comentário: