GIBI BRUSCHETTERIA foi um restaurante e bar temático de gibis italianos, que promovia a união entre cultura pop e sabores diversos da gastronomia italiana. Inaugurou em março de março de 2007 e encerrou as atividades em fevereiro de 2010.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Gibi Picadinho: novidade no cardápio

Tábua com pão tostado com azeite de oliva e orégano, salame milano, queijo provolone, azeitonas pretas e a famosa caponata siciliana (veja mais no post anterior). Vai bem pra petiscar junto com uma cerveja ou um bom vinho.

Caponata siciliana

A caponata é um dos antepastos sicilianos mais conhecidos no mundo. É um prato vegetariano, agridoce, preparado à base de berinjelas, pimentões, vinagre, azeitonas, alcaparras e outros legumes.
Existem várias versões sobre o surgimento deste prato. Segundo o historiador de culinária mediterrânea Clifford A. Wright, a caponata nasceu na Catalunha, muito embora o nome caponata possa enganar os mais afoitos em linguística, pois leva a pensar que seja algo relacionado com capo, nome dado aos chefões mafiosos.
Alguns autores afirmam que a caponata deriva de um tipo de gazpacho e que era servido a bordo de navios espanhóis. Outra possibilidade é que a receita teve origem na palavra latina caupo (taverna), onde a cauponae - comida de boteco para viajantes - era servida.
Seja como for, a caponata acabou chegando aos dias atuais e certamente até o capo dei capi tornou-se um fã fervoroso. Na Itália, as receitas de caponata variam de província para província. Algumas incluem ingredientes como amêndoa, tomate, pinoli, uva passa, anchova e outras verduras como abobrinha e cebola.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Sábado tem DIA D no Gibi

DIA D, evento organizado pelo Dinamo Studio, vai reunir integrantes do estúdio, amigos e ilustradores para confraternizar e trocar idéias sobre novos projetos. Vai ser neste sábado, dia 26, a partir das 20h.
Na ocasião vai rolar a primeira entrega do Prêmio Oscar C. Kern, criado este ano pelo Dinamo Studio, com o objetivo valorizar a produção cultural e intelectual vinculada a fanzines publicados de forma independente em todo o território nacional.
Para saber mais: www.dinamo.art.br/oscarkern.

Um pouco sobre Oscar C. Kern

Oscar Cristiano Kern não foi apenas um fanzineiro, um quadrinista, um artista. Ele foi um patriarca. O patriarca dos fanzines no Rio Grande do Sul e certamente um dos que ocupa esse título em âmbito nacional. Sua publicação independente, o Historieta, se extendeu de 1972 a 2003, sendo o zine com maior longevidade na história do Brasil.

Kern não era um nacionalista convicto. Seus gostos por quadrinhos se extendiam desde Alan Moore até Disney, passando pelas HQs européias e pelas mensais de super-heróis americanos, sempre com um carinho especial, é verdade, pelas produções brazucas. Embora nunca tenha vivido dos quadrinhos, já que era funcionário público de carreira, dedicou sua vida a eles.

Ficou imortalizado ao trabalhar com ícones como Tio Patinhas, Donald, Mickey, Pateta, Aristogatas, Peninha e Zé Carioca, e além disso, imortalizou neles a sua marca. No caso de Zé Carioca, produziu ao lado do também brasileiro Renato Canini a fase mais original do personagem. Oscar C.Kern nos deixou aos 72 anos, no dia 12 de janeiro de 2008, mas sua obra e sua marca jamais nos deixarão.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ma che bella bruschetta, madonna mia!

O que é mesmo uma bruschetta?
É um antepasto italiano feito à base pão, que é tostado na grelha com azeite e depois esfregada com alho. No Gibi, a bruschetta é servida numa fatia grande de pão italiano (porção para uma pessoa), e você pode escolher uma das 12 combinações de sabores. Se você preferir provar vários, a dica é a Gibi Mini Bruschettas, uma tábua com 6 diferentes sabores em fatias de pão baguette. E claro, bruschetta sempre tem que ser acompanhada de um bom azeite de oliva extra virgem (nós usamos o Borges).

Abordagem Laxativa prorrogada

Você pode conferir até dia 03 de maio a exposição do Fabiano Gummo no Gibi bar Bruschetteria. São 07 painéis em grande formato apresentando os quadrinhos que o Gummo produziu ao longo de 2007. É só chegar. De terças a sábados, das 19h às 24h.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

HQ independente indicada ao Eisner Award

A "5", revista independente de quadrinhos, que Becky Cloonan, Gabriel Bá, Fábio Moon, Vasilis Lolos e Rafael Grampá fizeram ano passado, foi indicada ao EISNER AWARD na categoria “Melhor Antologia”. Pra quem não sabe, o EISNER AWARD é considerado o OSCAR dos Quadrinhos Internacionais e foi criado em homenagem ao mestre americano Will Eisner, criador do Spirit. A premiação vai rolar dia 25 de julho em San Diego na Califórnia.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

La fiesta nunca termina

Osborne, o número 1 na produção de brandy na Espanha e com mais de dois séculos de tradição, chega ao Brasil para produzir o brandy Osborne em parceria com a Miolo. Elaborado no Vale do São Francisco (BA), é 100% destilado de vinhos finos e envelhecido em barris de carvalho. Com ou sem gelo, experimente o Osborne no Gibi. E sinta o sabor da Espanha.

Mão na Massa: faz bem pra imaginação

Olha aí uma ótima oportunidade para desenvolver o talento da gurizada e ocupar o tempo com algo extremamente educativo. O Curso de História em Quadrinhos pra crianças e adolescentes é uma inicativa do Pof. Estevão da Fontoura que coordena a oficina de artes Mão na Massa. Maiores detalhes podem ser conferidos no próprio site do professor/artista: www.estevaoartista.blogspot.com. Além do curso de HQs, existem turmas regulares para o curso de Desenho de Observação e Desenho da Figura Humana. Você pode optar também por aulas particulares e à domicílio. Os dois flyers acima do Mão na Massa são criação do neo-portuga Mathias de Almeida e as ilustrações do próprio Prof. Estevão.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Gibi na Veja Porto Alegre

Está nas bancas a edição da Veja Porto Alegre, com o melhor da cidade em bares e restaurantes. O Gibi Bar Bruschetteria aparece na página 120 da revista. Pena que o telefone saiu errado. O certo é: 3028.2530.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Neste findi tem animeXtreme

Vai rolar no sábado e domingo (12 e 13), a 9ª edição do animeXtreme. O evente reúne diversas atrações como concurso de cosplay, concurso de karaokê, torneios de games, mostra de vídeos, exposições, oficinas e workshops. É o ponto de encontro dos fãs de RPG, games, mangá e animes. Confira no site animeXtreme o local, horário e programação detalhada.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Na imprensa hoje

Jornais da cidade destacam lançamento do livro GRANADA hoje à noite no Gibi. Veja mais detalhes: Gibi na mídia.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Esta semana a Granada vai explodir

GRANADA é o apanhado de crônicas que estréia a Armazén de Livros Editora. A visão explosiva do jovem escritor Vitor Diel analisa as angústias e ansiedades contemporâneas comuns a todos, sejam de 20, 40 ou 80 e poucos anos. Granada explode para todos os lados. Não adianta fugir.
Serviço:
O quê: Lançamento e sessão de autógrafos do livro "Granada"
Quando: nesta quinta, dia 10, das 19h às 21h
Onde: Gibi Bar Bruschetteria

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Fuzzie Cannibal Comics lança minicomics

Na abertura da exposição "Abordagem Laxativa" (nesta terça no Gibi), Fabiano Gummo e o selo independente Fuzzie Cannibal Comics lançam o minicomics "HOBO". Em formato A7 (7x10cm) com 16 páginas em P&B e capa em xilografia vermelha, os minicomics serão numerados, assinados e carimbados pelo autor.

sábado, 5 de abril de 2008

Fabiano Gummo e sua Abordagem Laxativa

A partir desta terça, 8 de abril, o Gibi Bar Bruschetteria, em Porto Alegre, e o The Foundry, em Londres, abrem espaço para a exposição paralela do artista gaúcho Fabiano Gummo “Abordagem Laxativa :: Laxative Approach”, uma coleção de quadrinhos produzida ao longo de 2007.
Serviço:
O quê: “Abordagem Laxativa :: Laxative Approach”
Quando: abertura, 08 de abril, 19h
Onde: P. Alegre (Gibi Bar) e Londres (The Foundry).
Mais sobre o Gummo:
http://fgummo.blogspot.com/

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sábado tem "Drink and Draw" no Gibi

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mostra paralela - P. Alegre/Londres

Novidades no Gibi

Para os cervejeiros de plantão e amantes das cervejas artesanais estamos lançando a GIBIER, a cerveja da casa. É uma cerveja de alta fermentação, inspirada nas cervejas de estilo Kolsh. Produzida com matérias-primas importadas, sem aditivos químicos... Em breve mais detalhes sobre a Gibier.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O PopArt Studio está trazendo com exclusividade a Porto Alegre o novo artista da revista Superman, Renato Guedes. O desenhista já havia trabalhado com o personagem nos títulos Smallville e Adventures of Superman, todas publicadas pela DC Comics. A palestra será na Puc, no auditório do prédio 7, dia 4 de abril. No dia 5 de abril, Renato também participará da aula inaugural do Curso Desenho para HQ que será ministrado na sede do PopArt (Av. Iguaçu, 507, sala 204). Os dois eventos tem entrada franca. Mais informações: (51) 3338.3758.